Sistematização

Este relatório tem como objetivo apresentar todo o processo da sistematização que foi realizada sobre o Fundo Regenerativo Brumadinho, destacando as visitas ao território de Brumadinho durante a pesquisa, até a criação de diversos produtos, como e-book, uma série de vídeos sobre a criação de fundos comunitários, cartilhas informativas, entrevistas com lideranças de Brumadinho e este site. Importante dizer que este relatório não se finaliza aqui, pois toda a sistematização de experiência gerou uma serie de iniciativas necessárias para o bom funcionamento e a continuidade do fundo regenerativo Brumadinho, como o retorno da captação de recursos, a profissionalização da Associação Nossa cidade para receber novos Fundos comunitários e a criação do FUSO – Fundo Social Nossa Cidade. Portanto o que temos aqui é uma previa de um todo que será construído posteriormente ao final da sistematização de experiências.

O Fundo Regenerativo Brumadinho foi criado com o intuito de promover a reconstrução e a recuperação da região afetada pelo desastre ambiental ocorrido em janeiro de 2019 em Brumadinho. Este fundo é executado com mão de obra voluntária e participação da comunidade. Funciona com a Associação Nossa Cidade como gestora, governança e compliance, enquanto a comunidade é convidada a escrever seus projetos, avaliá-los e executá-los, bem como fazer a comunicação local e apoiar os projetos contemplados. Após quatro anos de funcionamento e o apoio a mais de 50 projetos com valores de até R$3000, o fundo regenerativo de Brumadinho é um ótimo objeto de estudo e reprodução.

O rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019 matou 272 pessoas e deixaram outras 11 desaparecidas – dados de março de 2021. A tragédia é considerada um crime sem precedentes na história do Brasil contra os trabalhadores, os moradores de Brumadinho e o meio ambiente.

A área atingida pela lama está fora do perímetro urbano da sede do Município, mas muito próxima às comunidades de Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão, Pires e Cantagalo. Os estragos são imensuráveis e até a presente data, os Bombeiros Militares do estado de Minas Gerais trabalham na busca pelos desaparecidos.

A magnitude desta tragédia causou um abalo tão grande que se torna difícil definir o termo “atingido”. O Município entende que todos aqueles que vivenciaram e sofrem com as consequências da tragédia são atingidos de alguma forma.

O dia 25 de janeiro foi definido como feriado Municipal em respeito às vítimas. E todo o dia 25 de cada mês, ao meio dia, a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem [AVABRUM] realiza um ato em memórias das “Nossas Joias”, no marco da entrada da cidade.

 

As Visitas a Brumadinho foram parte importante da sistematização dessa experiência

Ao longo do processo, foram realizadas várias visitas à região de Brumadinho. Essas visitas tinham como objetivo estabelecer contato direto com a comunidade participante dos projetos apoiados pelo FRB, compreender suas necessidades e identificar outras oportunidades de atuação, bem como os desafios envolvidos em todo o processo. Durante as visitas, foram realizadas reuniões com lideranças locais, representantes de organizações não governamentais e órgãos públicos para conhecer as necessidades e alinhar estratégias e possíveis parcerias.

 

Produtos gerados pela sistematização:

A sistematização do Fundo Regenerativo Brumadinho resultou na criação de diversos produtos que contribuíram e contribuirão para disseminar conhecimentos e fortalecer a capacidade de atuação comunitária. Esses produtos incluem:

– e-book: Foi elaborado um e-book que aborda os principais aprendizados e boas práticas adquiridos ao longo do processo de criação e gestão de Fundos Comunitários. O e-book serve como um guia prático para a criação de fundos comunitários e pode ser utilizado por outras comunidades que desejam desenvolver iniciativas semelhantes.

– Série de vídeos: Uma série de mini vídeos foi produzida com o objetivo de compartilhar informações sobre a criação e o funcionamento de fundos comunitários. Os vídeos abordam temas como captação de recursos, governança, prestação de contas e monitoramento de projetos. Essa série tem como propósito capacitar e inspirar outras comunidades a empreenderem ações de impacto em suas regiões.

– Cartilha informativa: Foi desenvolvido uma cartilha informativa que explica de forma clara e acessível os processos para criação de fundos comunitários e os critérios de seleção de projetos. A cartilha será distribuída no modelo online para organizações locais, lideranças comunitárias e outros interessados.

– Site: Um site foi criado para divulgar as atividades do Fundo Regenerativo Brumadinho, compartilhar informações sobre os projetos apoiados, publicar notícias e promover o engajamento da comunidade. O site serve como um canal de comunicação para quem esta iniciando nesse vasto mundo da criação de Fundos Comunitários.

– Artigo Cientifico: foi desenvolvido também um artigo cientifico sobre a Historia do Fundo Regenerativo de Brumadinho. Nele é possível reconhecer todo o processo e passo a passo por trás dos pilares que mantem o FRB de pé quatro anos após o crime que ocorreu no território.

Além de entregar esses produtos maiores à Rede Comuá, foi criado ainda duas musicas e uma poesia que expressam bem o sentimento por trás do Fundo Regenerativo Brumadinho.

O FRB se tornou uma referência para outras comunidades que desejam promover a regeneração socioambiental em suas regiões, deixando um legado positivo para o futuro.